quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Com que cor eu vou?

Ao renovar apenas um cômodo ou a casa inteira, escolher a paleta de cores para a decoração é muito importante e é um trabalho que deve ser efetuado antes de começar a pintar ou a adquirir móveis e outros objetos. Então seguem aqui algumas idéias para ajudar nessa tarefa!

1: Uma casa deve espelhar a família que lá vive, por isso, considere as suas cores preferidas. Um bom indicio para começar é no guarda-roupa. Inspire-se também na própria habitação – no interior, busque idéias quanto às cores e texturas já existentes na mobília, nos quadros, no chão, nas portas, nas maçanetas, nas pedras das bancadas da cozinha e do banheiro; no exterior, procure inspiração naquilo que rodeia a casa: o jardim, as árvores ou as flores. O importante é escolher cores que gosta, com as quais se sente confortável.

2: Um trabalho de preparação requer sempre alguma pesquisa externa. Procure novas ideias e estilos, assim como as atuais tendências, em livros ou revistas dedicadas ao design de interiores e à decoração. Esteja atenta aos cenários da sua série preferida ou, quando for visitar amigos, veja com outros olhos a forma como apresentam a sua casa. Por fim, aconselhe-se na loja de tintas, afinal de contas são eles os verdadeiros profissionais da cor!

3: Não despreze a luz natural que preenche cada espaço. Se a divisão já recebe muito sol, opte por cores mais sutis; se, por outro lado, estiver à sombra grande parte do dia, escolha um tom mais forte, uma vez que os mais claros vão parecer exageradamente pálidos. A luz artificial também afeta as cores de um quarto, por isso, faça algumas experiências nesse sentido.

4: É importante que a cor escolhida combine com a divisão da casa em questão. Ou seja, enquanto locais de convívio como a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar requerem cores quentes e alegres – os amarelos, laranjas e vermelhos são cores que estimulam, são fontes de energia e de bem-estar. Por sua vez, as entradas, os corredores, os quartos e o escritório são espaços mais calmos, por isso, as cores frescas são as mais adequadas – os azuis, os verdes e os púrpuras transmitem paz e tranquilidade, criando ambientes de relaxamento. O branco, o preto e o cinza são cores intemporais: pois além de equilibrar qualquer ambiente, combinam com praticamente tudo!

5: Apesar destas linhas orientadoras, não existem regras quanto à decoração. Você pode perfeitamente utilizar uma cor quente no quarto e uma cor fresca na sala de estar, por exemplo. O mais importante é que goste e que a cor principal escolhida não enjoe a vista! As cores influenciam o nosso estado de espírito, por isso, avalie como é que se sente em cada divisão atualmente e como gostaria de se sentir. Por exemplo, os tons mais escuros conferem uma maior intimidade ao espaço, enquanto que os tons mais claros fazem uma divisão parecer maior.

6: Escolhida a cor principal,deve-se combiná-la com outras! Se escolheu o verde, por exemplo, pode adicionar apontamentos em castanho e vermelho escuro, nos tapetes, almofadas, cortinas, castiçais ou vasos, entre tantos outros objetos de decoração. Não trabalhe com mais de quatro cores pois corre o risco de criar um ambiente caótico.

Dicas coloridas: As amostras de cor são uma boa base para iniciar a escolha da palete de cores para a sua decoração, mas não se deve fazer decisões finais baseadas nas mesmas. O que parece no papel, pode não ser igual depois de pintada uma parede. Por isso, não há nada melhor do que pintar algumas partes da divisão que vai decorar com diferentes tons para ver, ao vivo, o que fica bem e quais as cores que realmente gosta. A maior vantagem da tinta é que se não gostarmos ou, se passado algum tempo nos cansarmos da cor eleita, podemos pintar por cima!
No entanto, guarde as amostras finais – vão ser úteis para quando fizer compras para o novo quarto ou sala, ajudando a combinar, na perfeição, os diferentes artigos que vão compor o espaço.
Além de escolher a cor de uma tinta, hoje exististem direrentes tipos de efeitos. Um exemplo é decidir se quer um acabamento matte ou com brilho. Como o próprio nome indica, um acabamento com brilho confere ao espaço um ar mais dramático e mais brilhante, na medida em que reflete mais luz. O matte é menos dramático, mas a sua simplicidade concede uma elegância ímpar a qualquer divisão.
Existem pequenos truques que podem aumentar ou diminuir qualquer espaço da casa: se quiser que seu banheiro pareça maior, pinte o teto da mesma cor das paredes; se tiver um quarto enorme e quiser torná-lo mais aconchegante, pinte o teto com um tom mais escuro do que aquele que escolheu para as paredes.
Quando a paleta para a sua decoração incluir mais que uma cor, é importante distribui-las proporcionalmente: a cor principal deve ocupar cerca de 60% da divisão e a cor secundária, 30%. Os restantes 10% devem ser preenchidos com um tom complementar, mais escuro ou mais claro.

Exemplo

Nenhum comentário:

Postar um comentário