E agora, qual utilizar?!
ARDÓSIA:
Para quem quer
economizar nessa etapa indico a ardósia. O preço médio do metro quadrado da peça cinza, no interior de São Paulo, sai em torno de R$90,00, mas você pode encontrar até mais barato. É comum vermos a ardósia cinza e verde, mas muitas pessoas não sabem que temos a ardósia preta, que resulta em belíssimas bancadas. A ardósia cinza, por sua vez, oferece ótimos resultados também e, diferentemente do que estamos acostumados a ver no chão, quando passada pelo processo de impermeabilização, sua tonalidade é de um cinza grafite, ótima cor, pois é neutra e facilita a combinação com outros materiais. No entanto, esse produto tem um senão:
risca com facilidade. Para quem opta por colocá-lo em bancada, deve ter o cuidado de não cortar nada sobre a peça ou arrastar instrumentos pontiagudos para não se arrepender.
MÁRMORE:
O mármore, assim como o granito, oferece
variados padrões e valores. No entanto, a facilidade para adquirir
manchas assusta alguns clientes. Entre os produtos com valores mais elevados, está o mármore carrara, peça branca com veios cinza e que apresenta, entre as opções claras, maior resistência a manchas.
GRANITO:
O granito, por sua vez, apresenta uma
vasta gama de cores e de valores e tem a vantagem de ser
resistente a manchas e riscos. As pedras com valores mais acessíveis são o cinza Andorinha e o cinza Corumbá. Para quem gosta de peças claras, o branco Itaúnas, o branco Sienas e o branco Aqualux são os granitos de cor clara com menor granulação. Para quem pretende usar um granito escuro, porém com preço acessível, fique com o granito preto São Gabriel. Mas as opções são grandes e varia de região para região.
CORIAM:
Já o coriam está entre as opções com
maior resistência a manchas. Tem como vantagem o fato de possibilitar a moldagem solicitada na mesma placa, sem emendas (como no caso, por exemplo, de bancada e cuba com o mesmo material), evitando o acúmulo de sujeiras. As cores oferecidas são outro diferencial. Perde pontos, porém, quando o assunto é resistência a
riscos e temperaturas elevadas; é desaconselhável, então, cortar alimentos e apoiar panelas quentes sobre bancadas de corian. O produto é uma combinação entre minerais naturais e acrílico de alta qualidade. Mas se
prepare para o bolso. O preço médio do metro quadrado está na faixa dos R$1.000,00, mas tudo irá depender do projeto e da cor escolhida.
SILESTONE:
O silestone, por sua vez, é um forte concorrente do corian, tanto no quesito disponibilidade de cores,
resistência a manchas e altas temperaturas, quanto no quesito preço ao consumidor. Mas sua vantagem em relação ao corian é que esse tem dureza elevada, o que dificulta o aparecimento de riscos. Talves seja por essas características que o silestone é o queridinho de muitos decoradores e arquitetos. Além das características já citadas, o silestone, que tem em sua composição quartzo e sílica, tem
proteção anti-bacteriana denominada Microban, o que colabora com a higiene do local.
fonte:
http://viverarquitetura.blogspot.com/