Eu criei esse blog com o intuito de dar dicas úteis pra quem está querendo decorar a casa, e não pode contratar um profissional e também pra quem entende mas sempre pinta alguma dúvida.
Então agora vou falar sobre mais um assunto que mesmo pra quem trabalha com decoração as vezes fica na dúvida: que tecido usar? qual o melhor? quais as principais caracteristicas? Confira aqui! A matéria é um pouco longa pois além das características também tem algumas curiosidades interessantes!
Chenilles
O tecido Chenille tem uma textura similar à pele, e sua tecelagem é agrupada em filamentos.
É feito de algodão, seda, viscose, poliéster e lã e é semelhante ao veludo.
O tecido possui uma boa aparência e é maleável, o que o tem tornado um dos tecidos de decoração mais elegantes e preferidos pelos designers.
A face felpuda do tecido não é plana, de forma que ele (o tecido) absorve e reflete luz em diferentes graus.
É conhecido pelo sombreamento e efeito manchado, que é encontrado em certa quantidade em todas as opções de tecido chenille.
A palavra "Chenille" foi tomada a partir de uma palavra francesa "chenille" ( larva de borboleta), isso porque a face felpuda do tecido parece um amontoado de fios dessa lagarta.
Chenille está sendo produzido comercialmente desde a década de 1970.
Foi feito pela primeira vez por Catherine Evans, em 1895, quando, após ter sido inspirada por uma relíquia de família, faz a sua primeira colcha de chenille artesanal. Cinco anos mais tarde, a venda da chenille artesanal se propagou a US $ 2,50.
Mais tarde por causa da demanda Evans abriu uma fabrica manufatureira em 1917.
CARACTERÍSTICAS DO TECIDO CHENILLE
- Possui textura similar à pele;
- Possui uma bela aparência;
- É maleável;
- É um tecido ornamental;
- Assemelha-se ao veludo;
- Ele reflete e absorve luz em graus variáveis.
UTILIZAÇÕES DO TECIDO CHENILLE
- Suéteres;
- Estofados;
- Cortinas;
- Cobertores;
- Tapetes.
Jacquards
É o nome dado a padronagens complexas de entrelaçamento, tanto em tecelagem como em malharia em jersey duplo (no caso de jersey simples, chama-se entarcia).
É tido como complexo tudo aquilo que (no caso da tecelagem em cala) teares maquinetados não conseguiriam fazer.
A ideia básica é efetiva realização por Joseph Marie Jacquard, mecânico que produziu um sistema que, em teares de cala, selecionava fio a fio e tinha como forma de armazenamento da informação, os cartões perfurados.
Isso tudo no século XVIII, muito antes do advento dos sistemas de informação como conhecemos.
Obviamente em teares de cala deste tipo de acionamento não existem quadro liços e sim liços acionados individualmente (em cada liço corre um fio de urdume).
Os armazenamentos hoje são desde os cartões perfurados, tambores selecionadores, memórias eletrônicas com dispositivos acionadores e correntes de elos especificos.
São fabricados em um tear que proporciona a evolução independentemente dos fio do urdume, de maneira a constituir as mais variados tipos de ligamentos, com os mais belos desenhos.
Hoje em dia, podemos dizer, que não há praticamente padrão algum impossível de se fabricar em um tear, desde as mais simples telas as mais complicadas.
O tecido obtido em um tear jacquard pode se enquadrar dentro da categoria de tecidos especiais, por apresentar como característica principal: o recurso de evoluir os fios do urdume individualmente, sendo que quando maior for o padrão que tivermos, maior será também o seu valor comercial.
Obtém-se uma maior ou menor resistência a abrasão atilde;o no tecido confeccionando-se o mesmo com fios (diâmetro do fio) mais grossos ou fios de títulos mais finos, no sentido de trama e urdume, devendo-se levar em conta também o tipo de fibra utilizada.
Até a criação do jacquard (um acessório, maquininha) para teares mecânicos, inventada por Joseph-Marie Jacquard (1752-1834), não era possível produzir nos teares fios com curvas. (os chamados desenhos curvilíneos).
Com este mecanismo inventado no século XIX, os teares passam a tecer estampas mais complexas. Esse processo é utilizado até nos dias atuais, com o auxílio dos recursos da informática. A repetição dos desenhos que até há pouco limitava-se a 32 cm,. Hoje com o tear quádruplo é possível 74 cm.
UTILIZAÇÕES DO TECIDO JACQUARDS
- Suéteres;
- Estofados;
- Cortinas;
- Cobertores;
- Tapetes, etc.
Seda
O tecido de seda é conhecido pela sua maciez, brilho, beleza e luxuosa aparência. É um dos tecidos mais caros e que oferece ao seu usuário conforto em qualquer estação do ano.
Mantém o corpo fresco no verão e quente no inverno. É o tecido natural mais vendido em todo o mundo.
Diz-se que a seda foi descoberta durante 2640 aC na China pela Imperatriz Shi Hsi Ling, que estudou o bicho-da-seda e aprendeu a arte de tirar a da seda do casulo.
Este foi o início da indústria da seda na China; Hoje ela detém mais de 50% da produção de seda no mundo e o Japão ocupa o segundo lugar seguido por Brasil e Índia.
Tecidos de seda Indianos também são populares no mundo inteiro por causa de sua enorme variedade de modelos, tecelagem e de qualidade.
Os E.U.A. é líder mundial na fabricação de produtos de seda e a França e Itália são os principais fabricantes de tecidos de seda sofisticada, tendo alto valor na Europa.
Vestidos luxuosos, lençóis e pijamas, são todos feitos de seda. Utilizados para remeter elegância e brilho acetinado, as diferentes variedades da seda são:Chiffon, Geogerte, Organza Crepe de Chine, Duponi, schappe, ponjé, xantungue, Tussar, etc.
PROCESSO DE CRIAÇÃO DO TECIDO DE SEDA
Os vermes alimentam de folhas de amora, que faz com que aumente o seu tamanho corporal por cerca de 10000 vezes em um curto espaço de tempo. O verme deixa então de comer até ao fim de trinta dias e apropria-se a de um pedaço de palha e começa a gerar seu casulo. Após a fiação do casulo e antes da eclosão da larva em uma mariposa, o casulo é mergulhado em água quente para desenrolar e produzir longos fios de seda. Este fio fino é o componente básico de fios e tecidos de seda.
LAVAGEM E BRANQUEAMENTO DOS FIOS DE SEDA
A fibra natural extraída do bicho-da-seda é cercada por uma substancia glutinosa, que é retirada durante a lavagem e o branqueamento.
TECELAGEM
Tecelagem é um processo em que o tecido é criado pelo entrelaçamento dos fios, sendo feito manualmente ou por máquinas.
Quando feitos a mão o tecido fica com um aspecto melhor e ganha mais brilho. Mas com é um processo demorado, o trabalho é feito por modernas máquinas, que lançam os fios por projéteis de ar, que formam a trama do tecido com maior produtividade e rendimento.
TINGIMENTO, IMPRESSÃO E ACABAMENTO
Existem dois tipos principais de tecidos de seda, um fio que é pré-tingido ou tingido como o tafeta e o cetim duquesa. O outro tipo é a peça tingida, realizada após a tecelagem como: crepes, twills, etc. O processo de tingimento da seda nunca fica com tons parecidos, pois o que dão aspecto de homogêneo para o tecido é a impressão ou feito pelo método de impressão bloco, rolo de impressão ou método de tela impressão.
Os processos que levam o nome de bordados de embelezamento são o que dão o acabamento perfeito para o tecido e faz com que o mesmo fique mais apresentável e bonito.
Para finalizar o tecido é imerso em uma solução química para ajudar a preservar o brilho, acrescentando um toque macio, liso e de fácil manuseio.
CARACTERÍSTICAS DO TECIDO DE SEDA
- A seda é muito luxuosa.
- Confortável e tem uma boa qualidade como absorvente.
- Tecido natural.
- Pouca resistência à abrasão.
- As impurezas no ar e luz direta do sol desbotam com facilidade as cores de um tecido de seda.
- Suor e luz solar enfraquece os tecidos de seda.
- Não é resistente a rugas.
- Também é utilizado para conduzir eletricidade.
UTILIZAÇÕES DO TECIDO DE SEDA
- Vestuário – Para as roupas de um aspecto macio, maleável e brilho intenso. Confortável e mantém a temperatura do corpo. Pode ser usado em camisas, saias, blusas, batas , etc.
- Home Decoração – Pode ser utilizado em diversos produtos de decoração.
- Médico Têxteis - O tecido de seda é antibacteriano, antialérgico e ainda por cima termodinâmico.
Linho
Tecido de linho é caracterizado como um tecido de alto luxo. Simboliza conforto e elegância. É antibacteriano, antifungicida e não causa irritações ou alergias. Oferece proteção contra a radiação UV e é altamente resistente.
Absorve umidade 20 vezes maior do que o seu próprio peso e nunca dá a sensação de estar molhado.
Depois de cada lavagem de roupa, o tecido fica mais forte e com melhor aparência. Possuem baixa elasticidade e não deforma com facilidade. O tecido de linho é 100% biodegradável e não deixa resíduos.
Os tecidos de linho estão sendo usados a mais de 10.000 anos e costumava ser chamado de “tecido dos reis”. Os egípcios eram os que mais usavam o linho, pois acondicionavam as suas múmias em longos comprimentos do mesmo. Na antiga fenícia era usado para fazer velas e no século XV era muito utilizado em telas de pintura.
Esse material é obtido a partir da fábrica de linho. A maior produtora de tecido de linho é a Irlanda. Ela produz 20% de fios de linho em toda a União Européia. A produção anual de tecido de linho na Irlanda é cerca de 2.000 toneladas por ano e é considerado o melhor tecido de linho em todo o mundo.
Ele pode ser misturado com a lâ, ganhando o nome de droguete. O droguete é feito para deixar o linho mais quente e com mais resistência, sendo muito utilizado em peças do vestuário e acessórios de decoração.
CARACTERÍSTICAS DO TECIDO DE LINHO
- Brilhante e flexível.
- Bonito, elegante e suave.
- Forte e durável.
- Suporta a pintura quando molhados.
- Possui baixa elasticidade.
- Possui grande resistência à tração.
- Altamente absorvente.
- Seca rapidamente.
- Termo-regulável
- Antialérgico
- Antibacteriano
- Resistente ao desgaste e à abrasão.
Sarjas
É um tecido de lã, algodão ou mistos, com ligamento sarja, apresentando estrias no sentido diagonal.
Apesar desse termo ser usado para designar os tecidos acima, é mais apropriado quando referindo-se ao tipo de ligamento/trama empregado em vários tecidos, conhecido como ligamento sarja.
CARACTERÍSTICAS DO VELUDO
- É durável.
- É quente.
- Possui um bom caimento.
- Possui penugens curtas na superfície.
- É resistente a compressão.
UTILIZAÇÕES DA SARJA
- Roupas
- Estofados
- Capas para Etofados
- Almofadas
Veludos
No princípio, era totalmente feito de seda, agora, o veludo pode ser feito também de rayon, algodão, acetato, nylon, restos de lã e misturas de fibras.
Esse tecido possui uma boa vestibilidade e uma grande variedade de peso.
É resistente à água e a compressão.
Para obter o máximo de profundidade na cor, o veludo é cortado com face direita para cima.
As peças são cortadas em linhas simples para não se perder a beleza natural do tecido.
CARACTERÍSTICAS DO VELUDO
- É durável.
- É quente.
- Possui um bom caimento.
- Possui penugens curtas na superfície.
- É resistente à água.
- É resistente a compressão.
UTILIZAÇÕES DO VELUDO
- Pijamas
- Roupas esportivas
- Estofados
- Cortinas
- Almofadas
Algodão
O algodão é uma fibra macia que cresce em torno das sementes da planta do algodão.
É obtido a partir de um vegetal cientificamente conhecido como Gossypium.
Pode ser encontrada em um arbustos nativos das regiões tropicais e subtropicais, tanto do Velho Mundo como no Novo Mundo.
A fibra utilizada freqüentemente é fiada em fio compacto e utilizada para fazer tecidos como soft e a própria malha de algodão.
O tecido de algodão é conhecido pela sua forma natural, versatilidade, e conforto.
Tem sido utilizado desde os tempos primitivos, a cerca de 3000 aC.
Hoje, as principais utilizações do algodão estão na forma de artigos de vestuário, mobiliário doméstico, industrial e tecido.
Tecido feito de algodão é sempre muito confortável, durável e apto a resistir todos os tipos de clima.
O conforto e a qualidade do algodão devem-se à sua forma torcida ou enrolada, adquirida sempre na hora da fiação.
Em climas frios, serve como isolante térmico e protege rigorosamente contra temperaturas baixas.
O tecido do algodão possui alta capacidade de absorção e tingimento, sem contar que pode ser lavado e passado sem muita preocupação.
Existem quatro tipos principais de algodão como: American Upland, Egípcio, Sea Island e os Asiáticos.
Pode ser encontrado na produção e na confecção de todo o mundo; A China é líder em confecção, seguido pelos Estados Unidos, Índia, Paquistão, Brasil, Turquia e Grécia.
Hoje, a produção de algodão é um dos principais fatores de economia lucrativa, estável e próspero no mundo.
O processo de criação do tecido de algodão:
A fibra de algodão se sujeita a vários processos até chegar à fase final do tecido.
Os processos mais utilizados são:
• Descaroçamento
Descaroçamento é o método de separar as fibras de algodão a partir das sementes. Esta etapa é feita já na hora do recolhimento do algodão, sendo feita por máquinas ou manualmente.
• Spinning
Spinning é a etapa que suceda o descaroçamento. Este processo envolve a tomada de fios de algodão a partir da fibra. Os fios de algodão são feitos de diferentes espessuras nesta fase.
• Tecelagem
Tecelagem é o processo mais importante para obter o tecido de algodão. Esse processo é o que chamamos de tear, pois se usa dois fios sucessivamente, que darão a trama e a gramatura do tecido.
• Acabamento e tratamento dos Tecidos
Após tecer a fibra do algodão, este passa por diferentes fases de transformação, até que se chegue ao estado final do produto. Os estágios serão mencionados abaixo, mas os mesmo não serão necessários como, por exemplo, na fabricação de sacos de algodão crú.
-Singeing- Esse processo queimaduras ao largo das fibras degola na mercadoria.
-Desizing - Esse processo envolve a remoção de materiais em tamanho em tecidos de fios de teia.
- Decapagem – É onde ocorre a limpeza do tecido.
-Branqueamento - Os tecidos são alvejados para deixá-los mais brancos e leves. -Mercerização - Neste processo, o tecido é imerso em álcali para se tornar mais forte, brilhante, durável e flexível.
-Coloração - Este processo envolve a mudança da cor do tecido pelo tratamento com um corante.
- Acabamento - Neste processo, o tecido é tratado com alguns produtos químicos para deixá-lo mais resistente e protegido contra agentes nocivos do meio ambiente.
CARACTERÍSTICAS DO TECIDO ALGODÃO
-Suave e confortável.
- Possui boa solidez.
- Fácil manuseio
- Secagem rápida
-Hidrofílico, o que significa que o algodão têm excelente capacidade de absorção. Roupas feitas de algodão absorvem suor, mantendo, assim, um maior conforto.
-Algodão pode ser misturado com qualquer outro tipo de fibra.
-A mistura de algodão também dá elasticidade e propriedades únicas à peça.
-Tecido 100% algodão cru tem brilho fosco agradável.
-Hipoalergênico, o que significa que tem uma baixa tendência para provocar reações alérgicas.
UTILIZAÇÕES DO TECIDO DE ALGODÃO
-Vestuário - Peças feitas de algodão são macias, confortáveis e amigáveis ambientalmente. Podem ser 100% de algodão ou podem ser misturadas com outras fibras como sintéticas ou naturais. Normalmente todos os tipos de roupas são feitas de tecidos de algodão, independendo do seu segmento.
-Decoração – O tecido de algodão pode ser utilizado para decorar a casa, como, por exemplo, com tapetes, cortinas, sofás, cama, mesa e banho.
-Acessórios - Devido à sua resistência, o tecido de algodão pode se transformar em bolsas, malas e sacolas.
Além destas opções, os tecidos de algodão também são utilizados em calçados, lonas, toldos, encadernações e entre outros.
Suede
Outro tecido que não achei tantas informações mas que está com tudo e provavelmente você encontrará na maioria das lojas é o
suede, que é um tecido de poliéster de alta resistência a fricção, com acabamento tipo flanelagem imitando a pele de camurça. Porém cuidado, não é um tecido de fácil limpeza e pode ficar com marcas conforme a direção que se passa a mão, ou que se senta mas proporciona uma ótima sensação ao toque.
Ufa... espero que tenham gostado!