quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Geladeiras divertidas

Tem coisa mais sem graça do que geladeira? Então por que não decora-la?!?!
Olha que legal!











                       


Você pode mandar fazer uma plotagem em uma loja especializada ou pode comprar adesivos prontos e colocar. Vamos lá dar uma alegrada na cozinha?!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SUGESTÕES

Gostaria muito que vocês me dessem dicas de matérias que eu poderia postar!
Assuntos que tenham dúvidas, que vocês tenham interesse, enfim... estou aceitando sugestões!

Não deixem de comentar!!! Obrigada :)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tipos de tecidos

Eu criei esse blog com o intuito de dar dicas úteis pra quem está querendo decorar a casa, e não pode contratar um profissional e também pra quem entende mas sempre pinta alguma dúvida.
Então agora vou falar sobre mais um assunto que mesmo pra quem trabalha com decoração as vezes fica na dúvida: que tecido usar? qual o melhor? quais as principais caracteristicas? Confira aqui! A matéria é um pouco longa pois além das características também tem algumas curiosidades interessantes!

Chenilles

O tecido Chenille tem uma textura similar à pele, e sua tecelagem é agrupada em filamentos.
É feito de algodão, seda, viscose, poliéster e lã e é semelhante ao veludo.
O tecido possui uma boa aparência e é maleável, o que o tem tornado um dos tecidos de decoração mais elegantes e preferidos pelos designers.
A face felpuda do tecido não é plana, de forma que ele (o tecido) absorve e reflete luz em diferentes graus.
É conhecido pelo sombreamento e efeito manchado, que é encontrado em certa quantidade em todas as opções de tecido chenille.
A palavra "Chenille" foi tomada a partir de uma palavra francesa "chenille" ( larva de borboleta), isso porque a face felpuda do tecido parece um amontoado de fios dessa lagarta.
Chenille está sendo produzido comercialmente desde a década de 1970.
Foi feito pela primeira vez por Catherine Evans, em 1895, quando, após ter sido inspirada por uma relíquia de família, faz a sua primeira colcha de chenille artesanal. Cinco anos mais tarde, a venda da chenille artesanal se propagou a US $ 2,50.
Mais tarde por causa da demanda Evans abriu uma fabrica manufatureira em 1917.

CARACTERÍSTICAS DO TECIDO CHENILLE
- Possui textura similar à pele;
- Possui uma bela aparência;
- É maleável;
- É um tecido ornamental;
- Assemelha-se ao veludo;
- Ele reflete e absorve luz em graus variáveis.

UTILIZAÇÕES DO TECIDO CHENILLE
- Suéteres;
- Estofados;
- Cortinas;
- Cobertores;
- Tapetes.



Jacquards
É o nome dado a padronagens complexas de entrelaçamento, tanto em tecelagem como em malharia em jersey duplo (no caso de jersey simples, chama-se entarcia).
É tido como complexo tudo aquilo que (no caso da tecelagem em cala) teares maquinetados não conseguiriam fazer.
A ideia básica é efetiva realização por Joseph Marie Jacquard, mecânico que produziu um sistema que, em teares de cala, selecionava fio a fio e tinha como forma de armazenamento da informação, os cartões perfurados.
Isso tudo no século XVIII, muito antes do advento dos sistemas de informação como conhecemos.
Obviamente em teares de cala deste tipo de acionamento não existem quadro liços e sim liços acionados individualmente (em cada liço corre um fio de urdume).
Os armazenamentos hoje são desde os cartões perfurados, tambores selecionadores, memórias eletrônicas com dispositivos acionadores e correntes de elos especificos.
São fabricados em um tear que proporciona a evolução independentemente dos fio do urdume, de maneira a constituir as mais variados tipos de ligamentos, com os mais belos desenhos.
Hoje em dia, podemos dizer, que não há praticamente padrão algum impossível de se fabricar em um tear, desde as mais simples telas as mais complicadas.
O tecido obtido em um tear jacquard pode se enquadrar dentro da categoria de tecidos especiais, por apresentar como característica principal: o recurso de evoluir os fios do urdume individualmente, sendo que quando maior for o padrão que tivermos, maior será também o seu valor comercial.
Obtém-se uma maior ou menor resistência a abrasão atilde;o no tecido confeccionando-se o mesmo com fios (diâmetro do fio) mais grossos ou fios de títulos mais finos, no sentido de trama e urdume, devendo-se levar em conta também o tipo de fibra utilizada.
Até a criação do jacquard (um acessório, maquininha) para teares mecânicos, inventada por Joseph-Marie Jacquard (1752-1834), não era possível produzir nos teares fios com curvas. (os chamados desenhos curvilíneos).
Com este mecanismo inventado no século XIX, os teares passam a tecer estampas mais complexas. Esse processo é utilizado até nos dias atuais, com o auxílio dos recursos da informática. A repetição dos desenhos que até há pouco limitava-se a 32 cm,. Hoje com o tear quádruplo é possível 74 cm.

UTILIZAÇÕES DO TECIDO JACQUARDS
- Suéteres;
- Estofados;
- Cortinas;
- Cobertores;
- Tapetes, etc.



Seda
O tecido de seda é conhecido pela sua maciez, brilho, beleza e luxuosa aparência. É um dos tecidos mais caros e que oferece ao seu usuário conforto em qualquer estação do ano.
Mantém o corpo fresco no verão e quente no inverno. É o tecido natural mais vendido em todo o mundo.
Diz-se que a seda foi descoberta durante 2640 aC na China pela Imperatriz Shi Hsi Ling, que estudou o bicho-da-seda e aprendeu a arte de tirar a da seda do casulo.
Este foi o início da indústria da seda na China; Hoje ela detém mais de 50% da produção de seda no mundo e o Japão ocupa o segundo lugar seguido por Brasil e Índia.
Tecidos de seda Indianos também são populares no mundo inteiro por causa de sua enorme variedade de modelos, tecelagem e de qualidade.
Os E.U.A. é líder mundial na fabricação de produtos de seda e a França e Itália são os principais fabricantes de tecidos de seda sofisticada, tendo alto valor na Europa.
Vestidos luxuosos, lençóis e pijamas, são todos feitos de seda. Utilizados para remeter elegância e brilho acetinado, as diferentes variedades da seda são:Chiffon, Geogerte, Organza Crepe de Chine, Duponi, schappe, ponjé, xantungue, Tussar, etc.

PROCESSO DE CRIAÇÃO DO TECIDO DE SEDA
Os vermes alimentam de folhas de amora, que faz com que aumente o seu tamanho corporal por cerca de 10000 vezes em um curto espaço de tempo. O verme deixa então de comer até ao fim de trinta dias e apropria-se a de um pedaço de palha e começa a gerar seu casulo. Após a fiação do casulo e antes da eclosão da larva em uma mariposa, o casulo é mergulhado em água quente para desenrolar e produzir longos fios de seda. Este fio fino é o componente básico de fios e tecidos de seda.

LAVAGEM E BRANQUEAMENTO DOS FIOS DE SEDA
A fibra natural extraída do bicho-da-seda é cercada por uma substancia glutinosa, que é retirada durante a lavagem e o branqueamento.

TECELAGEM
Tecelagem é um processo em que o tecido é criado pelo entrelaçamento dos fios, sendo feito manualmente ou por máquinas.
Quando feitos a mão o tecido fica com um aspecto melhor e ganha mais brilho. Mas com é um processo demorado, o trabalho é feito por modernas máquinas, que lançam os fios por projéteis de ar, que formam a trama do tecido com maior produtividade e rendimento.

TINGIMENTO, IMPRESSÃO E ACABAMENTO
Existem dois tipos principais de tecidos de seda, um fio que é pré-tingido ou tingido como o tafeta e o cetim duquesa. O outro tipo é a peça tingida, realizada após a tecelagem como: crepes, twills, etc. O processo de tingimento da seda nunca fica com tons parecidos, pois o que dão aspecto de homogêneo para o tecido é a impressão ou feito pelo método de impressão bloco, rolo de impressão ou método de tela impressão.
Os processos que levam o nome de bordados de embelezamento são o que dão o acabamento perfeito para o tecido e faz com que o mesmo fique mais apresentável e bonito.
Para finalizar o tecido é imerso em uma solução química para ajudar a preservar o brilho, acrescentando um toque macio, liso e de fácil manuseio.

CARACTERÍSTICAS DO TECIDO DE SEDA
- A seda é muito luxuosa.
- Confortável e tem uma boa qualidade como absorvente.
- Tecido natural.
- Pouca resistência à abrasão.
- As impurezas no ar e luz direta do sol desbotam com facilidade as cores de um tecido de seda.
- Suor e luz solar enfraquece os tecidos de seda.
- Não é resistente a rugas.
- Também é utilizado para conduzir eletricidade.

UTILIZAÇÕES DO TECIDO DE SEDA
- Vestuário – Para as roupas de um aspecto macio, maleável e brilho intenso. Confortável e mantém a temperatura do corpo. Pode ser usado em camisas, saias, blusas, batas , etc.
- Home Decoração – Pode ser utilizado em diversos produtos de decoração.
- Médico Têxteis - O tecido de seda é antibacteriano, antialérgico e ainda por cima termodinâmico.



Linho
Tecido de linho é caracterizado como um tecido de alto luxo. Simboliza conforto e elegância. É antibacteriano, antifungicida e não causa irritações ou alergias. Oferece proteção contra a radiação UV e é altamente resistente.
Absorve umidade 20 vezes maior do que o seu próprio peso e nunca dá a sensação de estar molhado.
Depois de cada lavagem de roupa, o tecido fica mais forte e com melhor aparência. Possuem baixa elasticidade e não deforma com facilidade. O tecido de linho é 100% biodegradável e não deixa resíduos.
Os tecidos de linho estão sendo usados a mais de 10.000 anos e costumava ser chamado de “tecido dos reis”. Os egípcios eram os que mais usavam o linho, pois acondicionavam as suas múmias em longos comprimentos do mesmo. Na antiga fenícia era usado para fazer velas e no século XV era muito utilizado em telas de pintura.
Esse material é obtido a partir da fábrica de linho. A maior produtora de tecido de linho é a Irlanda. Ela produz 20% de fios de linho em toda a União Européia. A produção anual de tecido de linho na Irlanda é cerca de 2.000 toneladas por ano e é considerado o melhor tecido de linho em todo o mundo.
Ele pode ser misturado com a lâ, ganhando o nome de droguete. O droguete é feito para deixar o linho mais quente e com mais resistência, sendo muito utilizado em peças do vestuário e acessórios de decoração.

CARACTERÍSTICAS DO TECIDO DE LINHO
- Brilhante e flexível.
- Bonito, elegante e suave.
- Forte e durável.
- Suporta a pintura quando molhados.
- Possui baixa elasticidade.
- Possui grande resistência à tração.
- Altamente absorvente.
- Seca rapidamente.
- Termo-regulável
- Antialérgico
- Antibacteriano
- Resistente ao desgaste e à abrasão.


Sarjas
É um tecido de lã, algodão ou mistos, com ligamento sarja, apresentando estrias no sentido diagonal.
Apesar desse termo ser usado para designar os tecidos acima, é mais apropriado quando referindo-se ao tipo de ligamento/trama empregado em vários tecidos, conhecido como ligamento sarja.

CARACTERÍSTICAS DO VELUDO
- É durável.
- É quente.
- Possui um bom caimento.
- Possui penugens curtas na superfície.
- É resistente a compressão.

UTILIZAÇÕES DA SARJA
- Roupas
- Estofados
- Capas para Etofados
- Almofadas


Veludos
No princípio, era totalmente feito de seda, agora, o veludo pode ser feito também de rayon, algodão, acetato, nylon, restos de lã e misturas de fibras.
Esse tecido possui uma boa vestibilidade e uma grande variedade de peso.
É resistente à água e a compressão.
Para obter o máximo de profundidade na cor, o veludo é cortado com face direita para cima.
As peças são cortadas em linhas simples para não se perder a beleza natural do tecido.

CARACTERÍSTICAS DO VELUDO
- É durável.
- É quente.
- Possui um bom caimento.
- Possui penugens curtas na superfície.
- É resistente à água.
- É resistente a compressão.

UTILIZAÇÕES DO VELUDO
- Pijamas
- Roupas esportivas
- Estofados
- Cortinas
- Almofadas
Algodão
O algodão é uma fibra macia que cresce em torno das sementes da planta do algodão.
É obtido a partir de um vegetal cientificamente conhecido como Gossypium.
Pode ser encontrada em um arbustos nativos das regiões tropicais e subtropicais, tanto do Velho Mundo como no Novo Mundo.
A fibra utilizada freqüentemente é fiada em fio compacto e utilizada para fazer tecidos como soft e a própria malha de algodão.
O tecido de algodão é conhecido pela sua forma natural, versatilidade, e conforto.
Tem sido utilizado desde os tempos primitivos, a cerca de 3000 aC.
Hoje, as principais utilizações do algodão estão na forma de artigos de vestuário, mobiliário doméstico, industrial e tecido.
Tecido feito de algodão é sempre muito confortável, durável e apto a resistir todos os tipos de clima.
O conforto e a qualidade do algodão devem-se à sua forma torcida ou enrolada, adquirida sempre na hora da fiação.
Em climas frios, serve como isolante térmico e protege rigorosamente contra temperaturas baixas.
O tecido do algodão possui alta capacidade de absorção e tingimento, sem contar que pode ser lavado e passado sem muita preocupação.
Existem quatro tipos principais de algodão como: American Upland, Egípcio, Sea Island e os Asiáticos.
Pode ser encontrado na produção e na confecção de todo o mundo; A China é líder em confecção, seguido pelos Estados Unidos, Índia, Paquistão, Brasil, Turquia e Grécia.
Hoje, a produção de algodão é um dos principais fatores de economia lucrativa, estável e próspero no mundo.
O processo de criação do tecido de algodão:
A fibra de algodão se sujeita a vários processos até chegar à fase final do tecido.
Os processos mais utilizados são:
• Descaroçamento
Descaroçamento é o método de separar as fibras de algodão a partir das sementes. Esta etapa é feita já na hora do recolhimento do algodão, sendo feita por máquinas ou manualmente.
• Spinning
Spinning é a etapa que suceda o descaroçamento. Este processo envolve a tomada de fios de algodão a partir da fibra. Os fios de algodão são feitos de diferentes espessuras nesta fase.
• Tecelagem
Tecelagem é o processo mais importante para obter o tecido de algodão. Esse processo é o que chamamos de tear, pois se usa dois fios sucessivamente, que darão a trama e a gramatura do tecido.
• Acabamento e tratamento dos Tecidos
Após tecer a fibra do algodão, este passa por diferentes fases de transformação, até que se chegue ao estado final do produto. Os estágios serão mencionados abaixo, mas os mesmo não serão necessários como, por exemplo, na fabricação de sacos de algodão crú.
-Singeing- Esse processo queimaduras ao largo das fibras degola na mercadoria.
-Desizing - Esse processo envolve a remoção de materiais em tamanho em tecidos de fios de teia.
- Decapagem – É onde ocorre a limpeza do tecido.
-Branqueamento - Os tecidos são alvejados para deixá-los mais brancos e leves. -Mercerização - Neste processo, o tecido é imerso em álcali para se tornar mais forte, brilhante, durável e flexível.
-Coloração - Este processo envolve a mudança da cor do tecido pelo tratamento com um corante.
- Acabamento - Neste processo, o tecido é tratado com alguns produtos químicos para deixá-lo mais resistente e protegido contra agentes nocivos do meio ambiente.

CARACTERÍSTICAS DO TECIDO ALGODÃO

-Suave e confortável.
- Possui boa solidez.
- Fácil manuseio
- Secagem rápida
-Hidrofílico, o que significa que o algodão têm excelente capacidade de absorção. Roupas feitas de algodão absorvem suor, mantendo, assim, um maior conforto.
-Algodão pode ser misturado com qualquer outro tipo de fibra.
-A mistura de algodão também dá elasticidade e propriedades únicas à peça.
-Tecido 100% algodão cru tem brilho fosco agradável.
-Hipoalergênico, o que significa que tem uma baixa tendência para provocar reações alérgicas.

UTILIZAÇÕES DO TECIDO DE ALGODÃO
-Vestuário - Peças feitas de algodão são macias, confortáveis e amigáveis ambientalmente. Podem ser 100% de algodão ou podem ser misturadas com outras fibras como sintéticas ou naturais. Normalmente todos os tipos de roupas são feitas de tecidos de algodão, independendo do seu segmento.
-Decoração – O tecido de algodão pode ser utilizado para decorar a casa, como, por exemplo, com tapetes, cortinas, sofás, cama, mesa e banho.
-Acessórios - Devido à sua resistência, o tecido de algodão pode se transformar em bolsas, malas e sacolas.
Além destas opções, os tecidos de algodão também são utilizados em calçados, lonas, toldos, encadernações e entre outros.





Suede
Outro tecido que não achei tantas informações mas que está com tudo e provavelmente você encontrará na maioria das lojas é o suede, que é um tecido de poliéster de alta resistência a fricção, com acabamento tipo flanelagem imitando a pele de camurça. Porém cuidado, não é um tecido de fácil limpeza e pode ficar com marcas conforme a direção que se passa a mão, ou que se senta mas proporciona uma ótima sensação ao toque.





Ufa... espero que tenham gostado!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CASA COR RIO 2010

Parte integrante da agenda de eventos da cidade, a Casa Cor Rio completa 20 anos de uma bela e bem sucedida história. Nesta edição comemorativa, a Casa Cor Rio acontece no Palacete Leal, em Laranjeiras, ocupando seus interiores e jardins. O evento começou no dia 3 de setembro e segue até o dia 13 de outubro.
Preservar o passado com um olhar no futuro. Este é o mote da 20ª edição do evento, realizado pela 3Plus. A edição mostra, em 61 espaços criados por 85 arquitetos, decoradores e paisagistas, o jeito carioca de morar, retratando as tendências de comportamento da família brasileira nos últimos 20 anos.

“O bairro de Laranjeiras que abriga o palacete onde acontece a 20ª edição da Casa Cor, é uma mostra de contrastes. Com muitos encantos, claro. A região, com 2,49km² e 46,381 habitantes, começou e se desenvolver ainda no século XVI, às margens do Rio Carioca, que corta todo o local e desemboca na Baía de Guanabara. De um início rural, com grandes propriedades e chácaras aprazíveis, ela se transformou num dos principais redutos da aristocracia carioca.” Fonte: Revista Casa Cor Rio de Janeiro.

Captei aqui algumas fotos da internet, porque infelizmente não fui lá... mas li a revista do evento e está muito lindo! Quem puder, não deixe de ir!

  

Palacete Leal, com suas linhas neoclássicas e imponente arquitetura européia plantada em cerca de 50mil m² de Mata Atlântica. 










INFORMAÇÕES: Casa Cor© Rio 2010
  • Rua das Laranjeiras, 304 – Laranjeiras. Tels.: (21) 3598-6220/3598-6221
  • De 3 de setembro a 13 de outubro de 2010
  • Horário: 3ª a sáb., das 12h às 22h/dom, das 10h às 20h
  • Valor do Ingresso: 3ª a 6ª: R$ 30 – estudantes apresentando a carteira oficial e idosos acima de 60 anos pagam meia entrada.
  • Sáb., dom. e feriados: R$ 35 – estudantes apresentando carteira oficial e idosos acima de 60 anos pagam meia entrada
  • Manobristas no local: R$ 15
  • Serviço de transfer gratuito, do Rio Plaza Shopping (Rua General Severiano, 97 – Botafogo) à Casa Cor e vice-versa.
  • Horários: 13h30, 16h30 e 19h30 (saída do Rio Plaza); e 15h30, 18h30 e 22h (saída da Casa Cor)

 Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/clubedoassinante/

 

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Grandes soluções para um pequeno espaço.

Gente eu adoro a internet! Achamos de tudo um pouco e para todos os gostos e assuntos! E nas minhas fuçanças achei este vídeo sobre um apartamento em Hong Kong. É um vídeo impressionante!O arquiteto Gary Chang consegue transformar um minúsculo apartamento e oferecer 24 layouts diferentes de composição dos cômodos. Baseado em um sistema de paredes e painéis móveis o vídeo vai mostrar que com criatividade e planejamento um apartamento pequeno pode se tornar o seu sonho de consumo. Assista!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Closetmaid

Sabe aqueles "aramados" muito utilizados nos armários e closets nos Estados Unidos? Pois eles existem também no Brasil e são uma ótima opção para quem quer fazer um closet ou armário diferente, moderno e principalmente muito higiênico!  Trata-se de um sistema de armários que considera a necessidade de circulação de ar e de um melhor aproveitamento de espaço. Ele é fabricado com estruturas de aço revestido com vinil, o que impede o descascamento, ferrugem e descoloração.







Revendedora autorizada no Brasil com o ORIGINAL:
Mr Closet - http://www.mrcloset.com.br/
Site oficial: http://www.closetmaid.com/

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Com que cor eu vou?

Ao renovar apenas um cômodo ou a casa inteira, escolher a paleta de cores para a decoração é muito importante e é um trabalho que deve ser efetuado antes de começar a pintar ou a adquirir móveis e outros objetos. Então seguem aqui algumas idéias para ajudar nessa tarefa!

1: Uma casa deve espelhar a família que lá vive, por isso, considere as suas cores preferidas. Um bom indicio para começar é no guarda-roupa. Inspire-se também na própria habitação – no interior, busque idéias quanto às cores e texturas já existentes na mobília, nos quadros, no chão, nas portas, nas maçanetas, nas pedras das bancadas da cozinha e do banheiro; no exterior, procure inspiração naquilo que rodeia a casa: o jardim, as árvores ou as flores. O importante é escolher cores que gosta, com as quais se sente confortável.

2: Um trabalho de preparação requer sempre alguma pesquisa externa. Procure novas ideias e estilos, assim como as atuais tendências, em livros ou revistas dedicadas ao design de interiores e à decoração. Esteja atenta aos cenários da sua série preferida ou, quando for visitar amigos, veja com outros olhos a forma como apresentam a sua casa. Por fim, aconselhe-se na loja de tintas, afinal de contas são eles os verdadeiros profissionais da cor!

3: Não despreze a luz natural que preenche cada espaço. Se a divisão já recebe muito sol, opte por cores mais sutis; se, por outro lado, estiver à sombra grande parte do dia, escolha um tom mais forte, uma vez que os mais claros vão parecer exageradamente pálidos. A luz artificial também afeta as cores de um quarto, por isso, faça algumas experiências nesse sentido.

4: É importante que a cor escolhida combine com a divisão da casa em questão. Ou seja, enquanto locais de convívio como a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar requerem cores quentes e alegres – os amarelos, laranjas e vermelhos são cores que estimulam, são fontes de energia e de bem-estar. Por sua vez, as entradas, os corredores, os quartos e o escritório são espaços mais calmos, por isso, as cores frescas são as mais adequadas – os azuis, os verdes e os púrpuras transmitem paz e tranquilidade, criando ambientes de relaxamento. O branco, o preto e o cinza são cores intemporais: pois além de equilibrar qualquer ambiente, combinam com praticamente tudo!

5: Apesar destas linhas orientadoras, não existem regras quanto à decoração. Você pode perfeitamente utilizar uma cor quente no quarto e uma cor fresca na sala de estar, por exemplo. O mais importante é que goste e que a cor principal escolhida não enjoe a vista! As cores influenciam o nosso estado de espírito, por isso, avalie como é que se sente em cada divisão atualmente e como gostaria de se sentir. Por exemplo, os tons mais escuros conferem uma maior intimidade ao espaço, enquanto que os tons mais claros fazem uma divisão parecer maior.

6: Escolhida a cor principal,deve-se combiná-la com outras! Se escolheu o verde, por exemplo, pode adicionar apontamentos em castanho e vermelho escuro, nos tapetes, almofadas, cortinas, castiçais ou vasos, entre tantos outros objetos de decoração. Não trabalhe com mais de quatro cores pois corre o risco de criar um ambiente caótico.

Dicas coloridas: As amostras de cor são uma boa base para iniciar a escolha da palete de cores para a sua decoração, mas não se deve fazer decisões finais baseadas nas mesmas. O que parece no papel, pode não ser igual depois de pintada uma parede. Por isso, não há nada melhor do que pintar algumas partes da divisão que vai decorar com diferentes tons para ver, ao vivo, o que fica bem e quais as cores que realmente gosta. A maior vantagem da tinta é que se não gostarmos ou, se passado algum tempo nos cansarmos da cor eleita, podemos pintar por cima!
No entanto, guarde as amostras finais – vão ser úteis para quando fizer compras para o novo quarto ou sala, ajudando a combinar, na perfeição, os diferentes artigos que vão compor o espaço.
Além de escolher a cor de uma tinta, hoje exististem direrentes tipos de efeitos. Um exemplo é decidir se quer um acabamento matte ou com brilho. Como o próprio nome indica, um acabamento com brilho confere ao espaço um ar mais dramático e mais brilhante, na medida em que reflete mais luz. O matte é menos dramático, mas a sua simplicidade concede uma elegância ímpar a qualquer divisão.
Existem pequenos truques que podem aumentar ou diminuir qualquer espaço da casa: se quiser que seu banheiro pareça maior, pinte o teto da mesma cor das paredes; se tiver um quarto enorme e quiser torná-lo mais aconchegante, pinte o teto com um tom mais escuro do que aquele que escolheu para as paredes.
Quando a paleta para a sua decoração incluir mais que uma cor, é importante distribui-las proporcionalmente: a cor principal deve ocupar cerca de 60% da divisão e a cor secundária, 30%. Os restantes 10% devem ser preenchidos com um tom complementar, mais escuro ou mais claro.

Exemplo

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Papel de parede

Quando pensamos em decorar ou redecorar um novo ambiente, imaginamos objetos, móveis, quadros, iluminação e a pintura. Neste momento lembramos do trabalho e dor de cabeça que dá para proteger pisos, e todos os outros objetos e ambientes da casa. Escolhendo o papel de parede como revestimento para o ambiente, você elimina de imediato metade dos problemas.
Entre as inúmeras opções de padrões de cores, texturas, motivos, acabamentos e complementos existentes no mercado, você certamente irá encontrar uma composição que irá valorizar os móveis e objetos já existentes em sua residência. O efeito é incrível! Mas é bom evitar usa-lo no ambiente inteiro pois pode ficar enjoativo.

Saúde
A maioria dos papéis de parede são aplicados com uma cola a base de água, evitando problemas para pessoas alérgicas e crianças.Outra grande vantagem é que a aplicação do papel de parede não resulta em pó ou poeira.

Praticidade
Nada é tão prático para decorar ou redecorar uma parede . A aplicação é limpa , segura e, principalmente, prática e rápida.Uma sala ou um quarto, pode ser redecorada em apenas um dia, sem a necessidade de remover todos os móveis e objetos do ambiente .

Conforto
Com a aplicação do papel de parede você vai ter conforto em dobro. Primeiro da decoração aconchegante que ele proporciona para os mais diversos ambientes, de uma sala de visitas a um lavabo, de uma simples saleta até sua sala de estar.Conforto também na hora de decorar.Sem aborrecimentos ou transtornos como sujeira, barulho.

Durabilidade
Desde que bem aplicado e cuidado, como qualquer outro objeto de decoração de sua casa, tem vida longa.Existem registros de papéis de parede, aplicados a mais de vinte anos e em perfeito estado de conservação.

Limpeza
A conservação do papel de parede é muito simples e prática.Basta passar um pano úmido sobre a superfície e pronto! É importante limpar imediatamente a sujeira, desta forma você evita problemas na manutenção de sua decoração .

No home

No lavabo
         

No quarto
na sala
no cozinha também!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tipos de pisos

Obras e reformas são naturalmente fonte de preocupação e dor de cabeça. A parte mais fácil costuma ser a escolha dos acabamentos, mas a variedade de opções costuma deixar as pessoas desorientadas. Pisos, paredes, janelas, metais, louças... Mármore, pastilha, taco ou granilite? Você sabe o que é cada um desses materiais e para quais locais eles são mais indicados? Confira as dicas e risque esse item da lista de preocupações de sua obra. As opções foram ordenadas das mais baratas para as mais caras.

Piso de cerâmica

Os pisos de cerâmica podem ser lisos ou texturizados. Muitos imitam outros materiais, mas nem sempre são fiéis.
Piso de cerâmica ou piso frio é a opção mais barata para revestir o chão, apesar de a produção estar em desaceleração, com o barateamento do porcelanato. Mesmo assim, ainda é grande a oferta no mercado.
Desvantagens: Não é muito resistente e pode lascar. Como a produção está diminuindo, nem sempre é possível encontrar modelos antigos em lojas de material de construção. Se for necessário comprar pisos para uma reforma, o preço gira em torno de R$ 18 por peça, em lojas especializadas. O rejunte também pode ser um problema, por ficar facilmente encardido.
Vantagens: Não mancha, é fácil de limpar e barato. Pode ser usado em todos os cômodos da casa, ainda que para quartos seja menos indicado porque pode ajudar a esfriar o cômodo. Há modelos foscos, esmaltados, lisos, com ranhuras, marmorizados, que imitam madeira, pedras, mosaicos ou tijolos. Mas tais imitações não costumam ser muito convincentes.

Pastilha de vidro

O vidrotil é mais bonito que a pastilha de vidro, mas pode cortar o pé se não for bem assentado.
Há dois tipos: as de vidro e as que são feitas de uma massa chamada vidrotil. As primeiras são mais regulares e de acabamento arredondado. As de vidrotil ganham pigmentação na própria massa e seu corte é feito manualmente, por isso as arestas são um pouco irregulares. Quando desgastadas, não ficam feias. Nos dois casos, como são muito pequenas (normalmente 2 cm x 2 cm, mas vêm em placas de 30 cm x 30 cm), seu assentamento deve ser caprichado, senão ficará desnivelado. Usualmente é colocada em áreas molhadas (banheiro, cozinha e área de serviço), em paredes ou em forma de faixas decorativas. Fica muito bonita no piso – mas cuidado: o vidrotil, por exemplo, pode cortar o pé se for mal assentado.
Desvantagens: As pastilhas precisam de muito rejunte, o que acumula sujeira. Existem rejuntes coloridos, mas, se ele for claro, fica encardido do mesmo jeito. As pastilhas de vidro riscam e ficam opacas com o tempo. As pastilhas de vidro podem riscar, mas seu formato é mais regular.
Vantagens: As pastilhas importadas da China são mais baratas. Apesar de o vidrotil ser mais oneroso, tem maior durabilidade. Como existe uma variedade muito grande de cores, é possível fazer mosaicos e degradês.

Cimento queimado

O cimento queimado pode ser colorido ou cinza e fica bonito em todos os ambientes da casa
É o piso preferido dos que ousam na arquitetura e decoração de casa. Oferece um acabamento mais rústico, mas deve ser feito com mão-de-obra especializada para diminuir o risco de trincar no futuro – o que invariavelmente acontece. Algumas empresas oferecem uma massa pronta com várias opções de cores. Normalmente mais caro, esse material não deixa juntas, ou seja, o piso fica homogêneo. O acabamento pode ser fosco ou brilhante e é possível fazer uma composição com ladrilhos hidráulicos.
Desvantagem: Com o tempo, aparecem trincas e pode manchar. Como a mão-de-obra tem que ser especializada, costuma ser caro para ser aplicado porque demanda tempo (mais de uma semana para estar completamente pronto). Além disso, o contrapiso tem de estar lisinho e limpo – o que também encarece o preço.
Vantagem: É indicado para qualquer lugar da casa, mas nas áreas externas pode escorregar. Como pode receber ladrilho hidráulico e tem várias cores disponíveis, é possível personalizar o ambiente.

Pastilha de cerâmica

As pastilhas de cerâmica podem ter vários acabamentos, brilhante ou rústico (no alto)
Assim como as pastilhas de vidro, as de cerâmica devem ser assentadas com cuidado, ainda que sejam maiores (de 2 cm x 2 cm até 12 cm x 12 cm). Normalmente são usadas em piscinas e outras áreas molhadas. No piso, é importante que a área não tenha circulação intensa.
Desvantagens: Há variação entre a cor de uma pastilha para outra, porque cada fornada resulta numa cor diferente. E, como é cerâmica, pode lascar e perder a cobertura colorida. O rejunte pode ficar encardido, o que será um problema aos mais preocupados com limpeza.
Vantagens: Há muitas cores e diversos acabamentos: esmaltadas, foscas, desbotadas, rústicas... Pode ser usada sozinha ou em composição com outros tipos de pisos.

Porcelanato

O porcelanato é bonito, dura bastante e tem vários modelos, inclusive imitando fibra natural (à dir.)
O porcelanato é um tipo de revestimento resistente e muito bonito, mais caro que a cerâmica, mas que está ficando mais acessível à medida que se populariza. É fácil instalar, principalmente porque suas peças são grandes – a partir de 45 cm x 45 cm – e as juntas são pequenas, evitando acúmulo de sujeira.
Desvantagem: As peças maiores, com mais de um metro de comprimento, devem ser manuseadas com muito cuidado, porque o prejuízo é maior se quebrarem. Além disso, essas peças costumam ser mais caras. Não há grande variedade de cores – tonalidades de marrom, branco e preto.
Vantagens: Ele é feito de uma massa única, que se desgasta por igual – sem descascar, como pode acontecer com a cerâmica – e tem baixa absorção de água, sendo difícil manchá-lo. É indicado para pisos internos e externos das casas, e até mesmo para o revestimento de paredes. O acabamento pode ser liso e brilhante, fosco e irregular, em sua forma natural, com ou sem esmalte. Há efeitos pontilhados, imitando pedras, madeira, jeans e até fibra natural, para dar um ar mais rústico ao cômodo.

Laminados

Laminados são placas revestidas de fórmica, que imita madeira
São placas muito finas (8 mm) revestidas de fórmica que recebem a impressão de texturas e cores de madeira. Elas são colocadas sobre mantas de polietileno, que protegem da umidade e funcionam como isolante acústico. Não são muito resistentes, principalmente à umidade ou água. Se desgastadas, devem ser trocadas porque não há como restaurá-las.
Desvantagem: O barulho ao andar com sapatos de salto pode incomodar. Tem durabilidade menor que a madeira, pode riscar com facilidade e a aparência não costuma ser muito natural. Não pode ser instalado perto de áreas molhadas.
Vantagem: Pode ser colocado sobre pisos já existentes, desde que estejam nivelados, e a instalação é rápida. É muito mais barato que pisos de madeira e possui várias padronagens e cores.

Ladrilho hidráulico

Como é feito artesanalmente, o ladrilho pode compor desenhos personalizados
São fabricados artesanalmente, por isso podem ganhar a cor, formato e tamanho que o cliente desejar. A mão-de-obra de colocação precisa ser especializada porque os ladrilhos podem apresentar imperfeições nas arestas, dificultando o assentamento. Outro cuidado é não molhar as peças enquanto forem assentadas porque mancha. Depois de assentados, os ladrilhos têm de ser impermeabilizados com resina. Costuma-se passar cera para dar brilho, mas não é obrigatório.
Desvantagens: Quanto mais personalizado, mais caro o ladrilho. Além disso, a mão-de-obra tem que ser cuidadosa. Como é feito artesanalmente, pode haver variação de cor de uma fornada para outra.
Vantagens: A possibilidade de criar formas e desenhos variados no piso torna o ladrilho um revestimento que permite resultados diversos: clássico, rústico, retrô, contemporâneo... Pode ser colocado em ambientes internos, como salas ou cozinhas, e externos, em que se usa um tipo antiderrapante, o ladrilho gretado.

Granito ou mármore

Além das cores neutras, é possível encontrar mármores e granitos coloridos
É um revestimento caro e muito elegante. Quase não se vê a junta entre uma peça e outra. O granito é mais resistente que o mármore, por isso pode ser usado na cozinha, onde há mais possibilidade de cair coisas no chão. O mesmo vale para quem deseja usar pedra na bancada ou pia da cozinha. Quando colocados no piso, indica-se impermeabilizar. Mesmo com a diferença de resistência, duram a vida inteira, se impermeabilizados e limpos sem produtos abrasivos.
Desvantagens: Obviamente, o preço. E, como são pedras, podem ajudar a gelar o interior da casa, principalmente em regiões frias. O mármore é muito frágil e “mole”, pode lascar facilmente e manchar com gordura, vinho e até mesmo água. As pedras podem apresentar diferença de cor e desenho.
Vantagens: Granito e mármore podem ser usados tanto dentro quanto fora de casa. Dentro, normalmente são lisos e impermeabilizados com produtos especiais, para evitar manchas. No ambiente externo, prefira os mármores sem polimento, mais rústicos, que não escorregam. Há uma grande variedade de cores e preços – quanto mais manchado, mais barato. Algumas pedras têm colorações incríveis.

Taco de madeira

Tacos de madeira deixam o ambiente quente no inverno e fresco no verão
Antigamente era muito comum nas casas e apartamentos, mas hoje o taco de madeira está beirando a raridade porque o piso frio é bem mais em conta – e de manutenção mais simples e barata. No entanto, ele deixa o ambiente bonito, quente no inverno e fresco no verão. Tem alta durabilidade e pode ser restaurado algumas vezes, sem perder a beleza. É um bloco de madeira maciça de vários tamanhos – de 30 cm a 50 cm de comprimento e larguras variáveis – colados sobre o contrapiso. Se você comprou ou alugou um imóvel com taco malconservado, empresas especializadas fazem a raspagem e passam produtos que lhe devolvem a vitalidade. Antigamente, usava-se sinteco para isso. Hoje, é possível comprar outros produtos com secagem mais rápida e vários acabamentos – brilho, fosco, semi-brilho ou natural. Para limpar, basta usar vassoura e pano úmido. De vez em quando convém passar cera.
Desvantagem: A instalação não é fácil nem rápida. Depois de colocar os tacos, é preciso lixar – é aí que mora o problema. O pó liberado é fino e suja tudo. Entra em todas as frestas possíveis. Não pode ser colocado em ambientes úmidos.
Vantagem: Apesar de precisar de manutenção a longo prazo, que é cara, o taco fica novo rapidamente. A variedade de cores e tamanhos também é uma vantagem, por permitir inúmeros desenhos e formatos. Se alguma peça for danificada, é possível trocá-la sem mexer nas demais.

Granilite


O granilite pode ser liso, indicado para ambientes internos (no alto), e rústico, que vai bem em varandas e quintais (abaixo)
É uma massa de cimento com pedaços de pedras, como mármore, calcário ou quartzo, e em vários tamanhos (ou “granulometrias”) diferentes. Por isso, tanto a massa quanto as pedras podem ser coloridas. O granilite possui acabamento liso ou rústico. A versão polida e com resina pode ser aplicada em qualquer lugar, mas normalmente é colocada na cozinha. A mais rústica, sem acabamento, é muito usada em varandas e outras áreas externas porque não escorrega. Tem chance de trincar com o tempo, embora menos que o cimento queimado.
Desvantagem: A maioria das empresas só aplica em áreas grandes, maiores que 80 m², ou cobram um preço mínimo, normalmente salgado, para fazer o trabalho em áreas menores.
Vantagem: Há várias versões, das mais coloridas às mais discretas. Estas últimas são muito usadas em cozinhas e salas. É fácil limpar e, como tem pedrinhas em sua composição, a sujeira não fica evidente. Se ele estiver gasto ou avariado, é possível restaurar.

Assoalho

O assoalho pode ser feito de muitas madeiras, como a cumaru, tauari e ipê (de baixo para cima)
São tábuas de madeira maciça com 2 cm de espessura e comprimentos de até 6m, encaixadas uma na outra e parafusadas no contrapiso. Recebe acabamento igual ao do taco: lixa e resina. Mas algumas empresas vendem o assoalho pronto, o que evita o pó da madeira e o cheiro dos produtos impermeabilizantes. Se o piso estiver gasto, pode-se restaurá-lo. Por isso, tem grande durabilidade. Para evitar que a água da rua estrague o assoalho, coloque um capacho ou tapete próximo à porta. A limpeza deve ser feita apenas com vassoura ou aspirador de pó.

Desvantagem: O preço, por ser feito de madeira maciça. Há madeiras moles e duras. Tome cuidado com as primeiras, como amêndola, que podem marcar só de caminhar com salto agulha. Se em contato com a água, pode manchar e estragar o acabamento. Pode ser colocado em qualquer ambiente livre de umidade
Vantagem: Dura muito e é resistente, principalmente as madeiras mais duras.Recomenda-se cumaru e ipê. Há grande variedade de cores e promove conforto térmico dentro de casa.

Resina epóxi

A resina epóxi pode ser aplicada sobre áreas que não estejam perfeitamente niveladas
Como a resina epóxi é autonivelante, o piso não precisa estar liso. Por isso, pode até ser aplicada sobre piso frio. A aparência é lisa e homogênea, não mancha nem trinca, mas pode riscar. Tem acabamentos foscos e brilhantes e cores diversas, que permitem fazer desenhos no chão. Pode-se usar em qualquer área da casa, menos no lado externo, porque escorrega. No banheiro, aconselha-se usar algum material antiderrapante sobre a resina.
Desvantagem: Como risca, não é aconselhável usar em locais de muita circulação. Há empresas que não aplicam o material se não houver uma metragem mínima de 100 m².
Vantagem: Sua limpeza é muito prática, é resistente a produtos químicos solventes e a possibilidade de aplicá-la sobre pisos frios aumenta sua versatilidade, compensando irregularidades no piso. Tem alta durabilidade e apelo estético.

Fonte: Revista Época

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Cama de parede

Vou falar agora de uma solução muito prática para quem tem pouco espaço ou mesmo em casos, por exemplo, de quem vai montar um quarto de hóspedes que também seja escritório e não quer perder espaço com um sofá-cama: São as camas de parede, que além de proporcionar melhor espaço para circulação no ambiente são muito mais confortáveis do que um sofá cama, pois nela pode ser usado um colchão normal, seja de mola ou de espuma e na altura e densidade desejados.

vista de cima de um escritório/hóspedes com uma bancada de um lado e um "painel" com estantes do outro.

e o "painel" virou uma cama.

vista de frente da cama de parede fechada.

cama aberta.

Onde encontrar?  Na Mr Closet - Av. Professor João Fiusa, 1070
                                          site : http://www.mrcloset.com.br/