E agora, qual utilizar?!
ARDÓSIA:
Para quem quer economizar nessa etapa indico a ardósia. O preço médio do metro quadrado da peça cinza, no interior de São Paulo, sai em torno de R$90,00, mas você pode encontrar até mais barato. É comum vermos a ardósia cinza e verde, mas muitas pessoas não sabem que temos a ardósia preta, que resulta em belíssimas bancadas. A ardósia cinza, por sua vez, oferece ótimos resultados também e, diferentemente do que estamos acostumados a ver no chão, quando passada pelo processo de impermeabilização, sua tonalidade é de um cinza grafite, ótima cor, pois é neutra e facilita a combinação com outros materiais. No entanto, esse produto tem um senão: risca com facilidade. Para quem opta por colocá-lo em bancada, deve ter o cuidado de não cortar nada sobre a peça ou arrastar instrumentos pontiagudos para não se arrepender.
MÁRMORE:
O mármore, assim como o granito, oferece variados padrões e valores. No entanto, a facilidade para adquirir manchas assusta alguns clientes. Entre os produtos com valores mais elevados, está o mármore carrara, peça branca com veios cinza e que apresenta, entre as opções claras, maior resistência a manchas.
GRANITO:
O granito, por sua vez, apresenta uma vasta gama de cores e de valores e tem a vantagem de ser resistente a manchas e riscos. As pedras com valores mais acessíveis são o cinza Andorinha e o cinza Corumbá. Para quem gosta de peças claras, o branco Itaúnas, o branco Sienas e o branco Aqualux são os granitos de cor clara com menor granulação. Para quem pretende usar um granito escuro, porém com preço acessível, fique com o granito preto São Gabriel. Mas as opções são grandes e varia de região para região.
CORIAM:
Já o coriam está entre as opções com maior resistência a manchas. Tem como vantagem o fato de possibilitar a moldagem solicitada na mesma placa, sem emendas (como no caso, por exemplo, de bancada e cuba com o mesmo material), evitando o acúmulo de sujeiras. As cores oferecidas são outro diferencial. Perde pontos, porém, quando o assunto é resistência a riscos e temperaturas elevadas; é desaconselhável, então, cortar alimentos e apoiar panelas quentes sobre bancadas de corian. O produto é uma combinação entre minerais naturais e acrílico de alta qualidade. Mas se prepare para o bolso. O preço médio do metro quadrado está na faixa dos R$1.000,00, mas tudo irá depender do projeto e da cor escolhida.
SILESTONE:
O silestone, por sua vez, é um forte concorrente do corian, tanto no quesito disponibilidade de cores, resistência a manchas e altas temperaturas, quanto no quesito preço ao consumidor. Mas sua vantagem em relação ao corian é que esse tem dureza elevada, o que dificulta o aparecimento de riscos. Talves seja por essas características que o silestone é o queridinho de muitos decoradores e arquitetos. Além das características já citadas, o silestone, que tem em sua composição quartzo e sílica, tem proteção anti-bacteriana denominada Microban, o que colabora com a higiene do local.
fonte: http://viverarquitetura.blogspot.com/
sexta-feira, 29 de abril de 2011
terça-feira, 19 de abril de 2011
Eu adorei!!!
Dando uma olhada no site CASA.COM.BR eu me deparei com esse quarto de menino e um detalhe nele que eu achei DEMAISSSSSSSS!!!
Olhando a imagem vocês ficaram curiosos com alguma coisa?!
São bolinhas de gude!!!
"Um visual essencialmente masculino marca o dormitório do rapaz de 16 anos. Para tornar o quarto de 10 m² bem original, a arquiteta Lucia Gomes Órfão lançou mão de recursos decorativos diferenciados: “Criei um painel com bolinhas de gude inseridas numa caixa de madeira coberta com vidro temperado, capaz de suportar o peso”, conta. O efeito visual ficou ainda mais destacado pelo nicho com iluminação embutida, inserido sobre a cabeceira da cama. A escrivaninha com tampo duplo – madeira e vidro – ganhou a companhia de um armário suspenso, fechado com portas corrediças de vidro verde, combinando com todo o ambiente."
Fonte: http://casa.abril.com.br/materias/quartos/20-quartos-seu-filho-vai-querer-ter-522592.shtml#10
Olhando a imagem vocês ficaram curiosos com alguma coisa?!
Se não olha só:
São bolinhas de gude!!!
"Um visual essencialmente masculino marca o dormitório do rapaz de 16 anos. Para tornar o quarto de 10 m² bem original, a arquiteta Lucia Gomes Órfão lançou mão de recursos decorativos diferenciados: “Criei um painel com bolinhas de gude inseridas numa caixa de madeira coberta com vidro temperado, capaz de suportar o peso”, conta. O efeito visual ficou ainda mais destacado pelo nicho com iluminação embutida, inserido sobre a cabeceira da cama. A escrivaninha com tampo duplo – madeira e vidro – ganhou a companhia de um armário suspenso, fechado com portas corrediças de vidro verde, combinando com todo o ambiente."
Fonte: http://casa.abril.com.br/materias/quartos/20-quartos-seu-filho-vai-querer-ter-522592.shtml#10
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Portas diferentes
Vamos inovar na porta do armário, ou naquela porta que divide um ambiente?!
Nada de convencional, vamos OUSAR!
Nada de convencional, vamos OUSAR!
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Medidas e áreas mínimas de ambientes
Na hora de fazer um projeto é extremamente importante pensar nas medidas ideais de cada cômodo.
Por isso resolvi publicar esse artigo deste SITE que é de grande utilidade! Desculpem, mas nessa postagem haverá muito texto e pouca imagem!
Algumas regras arquitetônicas estabelecem medidas mínimas para cada elemento, em função do uso, ergonomia e segurança.
Veja então um pequeno resumo das áreas e medidas, para cada ambiente de uma residência:
Cozinha -- A área mínima é de 4 m², com no mínimo 90 cm no corredor de circulação, para facilitar o trabalho sem interferir na passagem. A pia para lavagem de louças deve ter, no mínimo, 55 cm de profundidade enquanto que a altura média fica em 92 cm, variando conforme a estatura dos proprietários da casa.
Área de serviço -- Área mínima de 4 m², O tanque de lavar roupas deve estar em uma altura mínima de 80 cm.
Banheiro -- As dimensões variam de acordo com as peças a serem instaladas e a categoria do mesmo, por exemplo, simples, de luxo ou funcional. Em todos os casos, a medida mínima (realmente mínima!) é de 80cm, em termos de ergonomia, mas pode ser de 90cm e até 1 metro dependendo da legislação.
Se tiver apenas a bacia sanitária a área mínima é de de 1,20 m². Com bacia sanitária e lavatório a área mínima sobe para 1,50 m² com os mesmos 80cm de medida mínima.
Com bacia sanitária e chuveiro vai para 2 m².
Se contiver bacia sanitária, chuveiro e lavatório precisará de 2,50 m².
As dimensões do box de chuveiro não deveriam ser menores que 80 x 80 cm, mas em casos excepcionais se admite até 70cm, entretanto o ideal é que seja maior que 80cm, algo como 100 x 90 cm.
Lavabo -- Quando é composto por lavatório e vaso sanitário sua dimensão mínima é de 80 x 120cm, ou seja, quase 1 m². A porta deveria ser aberta, sempre, para o lado de fora, não só para economizar o precioso espaço interno mas para permitir acesso ao interior caso alguém desmaie dentro do cômodo. (obs: raramente isso é feito)
Hall de entrada -- Para transitar sem aperto, facilitando a abertura da porta e a entrada de uma ou mais pessoas é preciso um espaço mínimo de 1,80 x 1,80 m.
Garagem -- O projeto de garagens requer estudo cuidadoso, pois além do espaço ocupado pelo veículo propriamente dito há que se prever a circulação e manobra além da abertura de portas para entrada e saída de pessoas e bagagens. O espaço realmente mínimo é de 2,25 x 4,50 m, mas recomenda-se que, se possível, se passe para 2,80 x 5 m. Isto porque as vagas devem permitir que, quando o veículo estiver centralizado nela, exista um espaço mínimo de 30 cm ao redor para facilitando o embarque e o desembarque.
Adega -- A colmeia, que é o local onde se encaixam as garrafas levemente inclinadas, deve ter 30 cm de profundidade e cada compartimento deve possuir pelo menos 12 cm de diâmetro.
Dormitórios -- A área mínima é de 8 m² enquanto que a dimensão mínima é de 2,50m. Para dormitórios confortáveis e versáteis, entretanto, recomenda-se que a dimensão mínima seja de 3,00 m. Aliás, a medida do dormitório costuma ser o módulo de medida usado no projeto de residências, quando se define a medida mínima do dormitório, que geralmente fica alinhado com a fachada do imóvel, passa-se a dimensionar os outros ambientes. Ao projetar um dormitório é preciso reservar espaço para a cama, que possui comprimento mínimo em torno de 2 m e largura que varia com o tipo. O modelo de casal tem ao menos 1,38 m mas pode chegar a mais de 2,00 nos chamados modelos “King Size” (obs: se vc já possuir uma lembre-se disso como a primeira coisa a se verificar antes de comprar um apERtamento). Também é necessário espaço para circulação ao redor da cama, para tanto nas laterais deve haver uma distância livre de pelo menos 60 cm e de 75 cm nos pés da mesma. Um dormitório de empregada que realmente vá ser usado como tal deve ter, no mínimo, 6 m² de área e medida mínima de 2 m, coisa que dificilmente se vê nos apartamentos projetos atualmente.
Closet -- A área mínima de um ambiente de vestir é 4 m², sendo que a área mínima é de 2 x 2 m. Isto porque é preciso prever espaço para a abertura das portas e também que um armário de boa qualidade tem 60 cm de profundidade e é necessário no mínimo 80cm de circulação. Os modelos comerciais de armário, entretanto, têm 55 ou até mesmo 50 cm de profundidade, insuficientes para colocar uma roupa pendurada sem amassar, mas se o usuário insistir em usar estes modelos poderá baixar a medida mínima para algo como 1,90m.
Salas -- Devem ter no mínimo 8 m² de área útil. Para salas de TV, a área mínima recomendada é de 4 x 3 m com pé-direito de 2,40 m. Isto porque é preciso fornecer conforto acústico e visual para assistir TV ou escutar música, e a distância entre a TV e o telespectador deve ficar em torno de 2,50 m. A altura do centro do monitor de TV deve estar entre 50 e 80 cm do chão.
No mínimo, uma mesa redonda para quatro pessoas deve ter 90 cm de diâmetro e uma para seis pessoas 1,25 m. Uma mesa quadrada com quatro lugares tem dimensão mínima de 1,30 x 1,30 m e a de oito lugares fica em 1,50 x 1,50 m.
É recomendável reservar 80 cm entre o encosto da cadeira e a parede para que os usuários possam sentar e levantar tranqüilamente da mesa, mas se puder deixe um espaço maior.
Escadas e corredores -- Quando de uso restrito, deve ter largura mínima de 0,90 m. Quando curva e estreita, a largura varia entre 0,70 m e 0,80 m. Para uma escada de uso comum, ou seja, com espaço para duas pessoas passarem ao mesmo tempo, a largura mínima exigida é de 1,20 m. Nas escadas de uso coletivo, ou seja, para três ou mais pessoas usarem ao mesmo tempo, a largura mínima exigida é de 1,90 m. Em todos os casos, o pé-direito deve ter, no mínimo, 2,10 m.
Não se esqueça também dos degraus. Para as escadas ou desníveis serem confortáveis e seguros, cada degrau precisa terno mínimo 0,17 m de altura e 0,27 m de largura. Nunca deve ser maior que 0,85 m. Assim você garantirá segurança na circulação.
Fonte: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=6&Cod=112
Por isso resolvi publicar esse artigo deste SITE que é de grande utilidade! Desculpem, mas nessa postagem haverá muito texto e pouca imagem!
Algumas regras arquitetônicas estabelecem medidas mínimas para cada elemento, em função do uso, ergonomia e segurança.
Veja então um pequeno resumo das áreas e medidas, para cada ambiente de uma residência:
Cozinha -- A área mínima é de 4 m², com no mínimo 90 cm no corredor de circulação, para facilitar o trabalho sem interferir na passagem. A pia para lavagem de louças deve ter, no mínimo, 55 cm de profundidade enquanto que a altura média fica em 92 cm, variando conforme a estatura dos proprietários da casa.
Área de serviço -- Área mínima de 4 m², O tanque de lavar roupas deve estar em uma altura mínima de 80 cm.
Banheiro -- As dimensões variam de acordo com as peças a serem instaladas e a categoria do mesmo, por exemplo, simples, de luxo ou funcional. Em todos os casos, a medida mínima (realmente mínima!) é de 80cm, em termos de ergonomia, mas pode ser de 90cm e até 1 metro dependendo da legislação.
Se tiver apenas a bacia sanitária a área mínima é de de 1,20 m². Com bacia sanitária e lavatório a área mínima sobe para 1,50 m² com os mesmos 80cm de medida mínima.
Com bacia sanitária e chuveiro vai para 2 m².
Se contiver bacia sanitária, chuveiro e lavatório precisará de 2,50 m².
As dimensões do box de chuveiro não deveriam ser menores que 80 x 80 cm, mas em casos excepcionais se admite até 70cm, entretanto o ideal é que seja maior que 80cm, algo como 100 x 90 cm.
Lavabo -- Quando é composto por lavatório e vaso sanitário sua dimensão mínima é de 80 x 120cm, ou seja, quase 1 m². A porta deveria ser aberta, sempre, para o lado de fora, não só para economizar o precioso espaço interno mas para permitir acesso ao interior caso alguém desmaie dentro do cômodo. (obs: raramente isso é feito)
Hall de entrada -- Para transitar sem aperto, facilitando a abertura da porta e a entrada de uma ou mais pessoas é preciso um espaço mínimo de 1,80 x 1,80 m.
Garagem -- O projeto de garagens requer estudo cuidadoso, pois além do espaço ocupado pelo veículo propriamente dito há que se prever a circulação e manobra além da abertura de portas para entrada e saída de pessoas e bagagens. O espaço realmente mínimo é de 2,25 x 4,50 m, mas recomenda-se que, se possível, se passe para 2,80 x 5 m. Isto porque as vagas devem permitir que, quando o veículo estiver centralizado nela, exista um espaço mínimo de 30 cm ao redor para facilitando o embarque e o desembarque.
Adega -- A colmeia, que é o local onde se encaixam as garrafas levemente inclinadas, deve ter 30 cm de profundidade e cada compartimento deve possuir pelo menos 12 cm de diâmetro.
Dormitórios -- A área mínima é de 8 m² enquanto que a dimensão mínima é de 2,50m. Para dormitórios confortáveis e versáteis, entretanto, recomenda-se que a dimensão mínima seja de 3,00 m. Aliás, a medida do dormitório costuma ser o módulo de medida usado no projeto de residências, quando se define a medida mínima do dormitório, que geralmente fica alinhado com a fachada do imóvel, passa-se a dimensionar os outros ambientes. Ao projetar um dormitório é preciso reservar espaço para a cama, que possui comprimento mínimo em torno de 2 m e largura que varia com o tipo. O modelo de casal tem ao menos 1,38 m mas pode chegar a mais de 2,00 nos chamados modelos “King Size” (obs: se vc já possuir uma lembre-se disso como a primeira coisa a se verificar antes de comprar um apERtamento). Também é necessário espaço para circulação ao redor da cama, para tanto nas laterais deve haver uma distância livre de pelo menos 60 cm e de 75 cm nos pés da mesma. Um dormitório de empregada que realmente vá ser usado como tal deve ter, no mínimo, 6 m² de área e medida mínima de 2 m, coisa que dificilmente se vê nos apartamentos projetos atualmente.
Closet -- A área mínima de um ambiente de vestir é 4 m², sendo que a área mínima é de 2 x 2 m. Isto porque é preciso prever espaço para a abertura das portas e também que um armário de boa qualidade tem 60 cm de profundidade e é necessário no mínimo 80cm de circulação. Os modelos comerciais de armário, entretanto, têm 55 ou até mesmo 50 cm de profundidade, insuficientes para colocar uma roupa pendurada sem amassar, mas se o usuário insistir em usar estes modelos poderá baixar a medida mínima para algo como 1,90m.
Salas -- Devem ter no mínimo 8 m² de área útil. Para salas de TV, a área mínima recomendada é de 4 x 3 m com pé-direito de 2,40 m. Isto porque é preciso fornecer conforto acústico e visual para assistir TV ou escutar música, e a distância entre a TV e o telespectador deve ficar em torno de 2,50 m. A altura do centro do monitor de TV deve estar entre 50 e 80 cm do chão.
No mínimo, uma mesa redonda para quatro pessoas deve ter 90 cm de diâmetro e uma para seis pessoas 1,25 m. Uma mesa quadrada com quatro lugares tem dimensão mínima de 1,30 x 1,30 m e a de oito lugares fica em 1,50 x 1,50 m.
É recomendável reservar 80 cm entre o encosto da cadeira e a parede para que os usuários possam sentar e levantar tranqüilamente da mesa, mas se puder deixe um espaço maior.
Escadas e corredores -- Quando de uso restrito, deve ter largura mínima de 0,90 m. Quando curva e estreita, a largura varia entre 0,70 m e 0,80 m. Para uma escada de uso comum, ou seja, com espaço para duas pessoas passarem ao mesmo tempo, a largura mínima exigida é de 1,20 m. Nas escadas de uso coletivo, ou seja, para três ou mais pessoas usarem ao mesmo tempo, a largura mínima exigida é de 1,90 m. Em todos os casos, o pé-direito deve ter, no mínimo, 2,10 m.
Não se esqueça também dos degraus. Para as escadas ou desníveis serem confortáveis e seguros, cada degrau precisa terno mínimo 0,17 m de altura e 0,27 m de largura. Nunca deve ser maior que 0,85 m. Assim você garantirá segurança na circulação.
Fonte: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=6&Cod=112
Assinar:
Postagens (Atom)