quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Limpeza de cortinas e tapetes

Essa postagem foi pedida por um leitora por e-mail e eu acho que é muito útil pra todo mundo!

Colchas, tapetes, toalhas de mesa, cortinas, guardanapos. Tudo isso é feito de tecido e precisa ser lavado de vez em quando, tanto para que seja preservado como para os cuidados em relação à saúde dos moradores e frequentadores da casa. Além da sujeira visível que pode se acumular, há perigos como mofo ou ácaros, prejudiciais à saúde, especialmente nas estações mais frias. Algumas peças podem ser lavadas em casa, à mão ou na máquina, mas outras precisam de lavagens especiais, feitas em lavanderias.

LIMPEZA DAS CORTINAS

Uma opção prática e eficiente para a limpeza das cortinas é o uso do aspirador de pó. Com os cuidados adequados, é possível utilizar o aparelho sem danificar o tecido. Basta usar o aspirador a cada 15 dias, colocando o bocal escova para não danificar o tecido com a sucção. Já a lavagem do forro deve ser feita a cada seis meses. Pelo menos uma vez por ano a cortina deve ser lavada. Se o tecido suportar, você poderá lavá-lo em casa mesmo, com sabão neutro. Coloque de molho de um dia para o outro, trocando a água três vezes, a primeira, após 20 minutos de molho, para que o pó não tinja o tecido. No dia seguinte, lave o tecido na máquina, acionando o programa para peças delicadas e depois deixe secar ao ar livre. Cortinas ficam expostas ao sol e ao vento, e por isso devem ter um bom forro para protegê-las dos raios infravermelhos e ultravioleta, que as desbotam e enfraquecem.

LIMPEZA DE TAPETES

O tapete é uma peça de decoração indispensável ao ambiente, pois oferece harmonia e conforto.. Entretanto, com o passar do tempo é comum ele adquirir uma aparência de velho e mal cuidado. Algumas dicas podem ser utilizadas para prolongar a vida útil dos tapetes:
• A higienização dos tapetes varia de acordo com as condições do ambiente, mas, em geral, a periodicidade de limpeza é de 5 a 10 dias. O recomendável é a utilização de a vaporizadores de ar quente, podendo utilizar água ou produtos que dêem odor agradável.
• Se for utilizar vaporizadores, não incida o calor diretamente sobre o local. Procure afastar no mínimo 5 centímetros da superfície.
• Colocar a peça para secar à luz do sol ajuda na eliminação de odores desagradáveis. O contato com os raios solares contribui para o extermínio de germes e bactérias. A falta de secagem correta provoca manchas, mofo, mau cheiro e apodrece as fibras.
• É vedada a utilização de produtos alvejantes à base de hipoclorito de sódio, como cândida e cloro.
Caso a sujeira esteja impregnada, a recomendação é que o tapete seja levado a uma loja especializada em lavagem a seco, com produtos de baixa concentração.

LIMPEZA DE TAPETES SISAL

Os tapetes feitos em sisal apresentam uma lista de benefícios. Segundo os fabricantes, eles são naturais, antialérgicos e possuem preços acessíveis. Entretanto, os líquidos podem estragar o produto e a fibra pode manchar. Para evitar problemas, alguns cuidados devem ser tomados:
• Líquidos derramados devem ser removidos imediatamente com papel toalha ou pano seco.
• Para limpar vinho, refrigerante e outras bebidas, use produtos à base de água.
• Manchas de café e chocolate desaparecem com esponja macia e água morna. Para que a peça não seja danificada, é preciso que não seja esfregada com força.
• Por fim, a prevenção deve ser contínua para quem possui tapete ou carpete de sisal. Não deixe acumular poeira ou resíduos e passe aspirador de pó semanalmente.

4 comentários:

  1. Hi theгe! I κnow thiѕ is kіnda off
    topіc but I'd figured I'd ask. Woulԁ you be interested in tгaԁing lіnkѕ or maуbe guest authοring а blog articlе οr vісe-vеrѕa?
    Ϻy site addresѕes а lot of the same topiсs as
    yours and Ι think wе could gгeаtly benefit
    from eaсh other. If you aгe intеrested fеel free tο ѕhoot mе an emaіl.
    I lοok forwarԁ to hearing frоm you!
    Wοnderful blog bу the way!
    Feel free to visit my web page :: enslaveme.co

    ResponderExcluir
  2. Greаt blog! Do уou hаve any tiρs for
    aspiгing wгіtеrs? I'm hoping to start my own website soon but I'm
    a lіttle loѕt on everуthing. Would you aԁviѕe starting with а
    frеe рlatfoгm likе Woгdpreѕs
    or gο for a paid option? Thеге аre sο
    manу choiсеs out there thаt I'm totally confused .. Any suggestions? Thanks a lot!

    Look at my weblog :: mouse click the next webpage

    ResponderExcluir
  3. A appear at some of the regarded goods for taking away skin tags.

    For an 11 ml jar, it costs all over $27 and for a 33 ml jar, the value
    is about $forty.

    My page - laplaza-arts.com

    ResponderExcluir