terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tempo seco = decoração antialérgica

Como todo mundo sabe, aliás, SENTE, estamos numa fase de tempo muito seco, sem chuvas e as alergias estão a todo vapor! E para quem já é alérgico de natureza, é melhor dar uma mexida na decoração para amenizar um pouco os efeitos da secura, pelo menos dentro de casa ou do quarto.
Aqui vão algumas dicas de materiais e revestimentos que acumulam menos poeira e são mais práticos para limpeza:

Cortinas e persianas
- Para quem quer praticidade, as persianas de alumínio e madeira vão bem, pois acumulam menos pó e são fáceis de limpar.
- As cortinas podem existir, já que dão mais sensação de aconchego, mas precisam ser feitas de tecidos leves e sem forros. Assim, podem ser lavadas uma vez por semana. Dica: se lavar e centrifugar na máquina, as cortinas saem praticamente secas e já podem ser penduradas novamente. Para facilitar a remoção e instalação semanal, opte por ilhoses em vez de trilhos.

Piso e parede
- Cerâmica, porcelanato e pisos laminados são os mais indicados para os alérgicos. Eles podem ser limpos com uma pano úmido ou máquina de limpeza à vapor.
- Fuja dos tapetes, mas se achar que o ambiente vai ficar muito frio sem eles, opte por materiais sem pelos e leves, como os de algodão. Dessa forma, a manutenção fica mais fácil: sacuda os tapetes fora de casa todos os dias para remover a poeira e lave uma vez por semana na máquina se lavar.
- Nas paredes, o ideal é aplicar papel de parede lavável, que permite a limpeza com pano úmido sem desgastar.

Cama e travesseiro
- Colchão, travesseiros e almofadas precisam de capas, de preferência de tecido antialérgico, que possui tramas mais fechadas e impedem que os ácaros entrem nas peças.
- As colchas precisam ser finas para que possam ser lavadas toda semana sem grandes dificuldades.

Roupa de cama e cobertor
- A roupa de cama deve ser lavada no mínimo uma vez por semana. Pessoas com dermatite atópica que apresentam intensa descamação e sudorese precisam que a troca seja feita a cada dois dias. Um truque legal é, logo após o acordar, juntar toda a roupa de cama com cuidado e sacudi-la fora de casa. Se possível, coloque-a sob o sol para torrar todos os alérgenos.
- Quem é alérgico deve tomar cuidado especial com os cobertores de lã, pois acolhem as mais diversas partículas que desencadeiam crises alérgicas. Prefira lençóis e edredons de algodão.
- Não utilize facilitadores para passar roupa, nem amaciante nas roupas de cama e cobertores, pois estes produtos deixam resíduos que podem provocar alergias.

Decoração
- Nada de lustres com detalhes pequenos que possam acumular poeira. Dê preferência aos modelos sem reentrâncias.
- Prateleiras sobre a cama, nem pensar, pois elas também são moradias de ácaros.
- Evite móveis de madeira maciça, prefira os revestidos de laminados e fórmicas, que são mais resistentes à limpeza diária com pano úmido.
- Quanto aos bichinhos de pelúcia, é recomendável colocá-los em sacos plásticos e só tirá-los na hora da diversão. E, antes de guardá-los novamente, o ideal seria fazer uma nova lavagem. O que não pode é utilizar os bichinhos de pelúcia como peças decorativas, porque eles ficarão infestados de partículas alérgenas.

Ar condicionado e umidificador
- O ar condicionado de parede está vetado.O modelo split é o mais indicado e seu filtro deve ser lavado a cada dois dias, mais ou menos.
- Umidificadores também não são recomendados em casas com pouca ventilação, pois podem facilitar o acúmulo de fungos causando umidade nas paredes. Uma bacia de água no canto do quarto é uma boa opção para manter a umidade do ar.
Como remover a poeira
- Cuidado ao aspirar a poeira. O saco do aspirador precisa estar bem limpo, caso contrário, o aparelho irá apenas provocar a suspensão do pó no ar. É recomendável lavar sempre o saco após o uso e deixá-lo secar ao sol. Os melhores aspiradores de pó para alérgicos são os que possuem filtros de água ou com filtro HEPA, ambos aspiram toda a poeira, até a mais fina, geralmente liberada por aparelhos comuns.
- Nunca remova a poeira com flanela ou espanador. Use um pano umedecido em água e sabão de coco ou em álcool, sempre depois do aspirador de pó. Não se esqueça de limpar lugares pouco visíveis, como batentes de porta, sancas e estrados da cama. Quanto mais ventilado e arejado o ambiente, melhor. Por isso, deixe o máximo de tempo que puder todas as janelas abertas. Quando for construir, procure voltar os quartos para a face norte, que recebe sol durante a manhã.

Bom, eu sei que com a correria do dia a dia fica difícil seguir todas essas dicas a risca, mas em tempos como esse, é melhor previnir do que remediar!!!Vamos fazer um esforçinho ok???

2 comentários:

  1. Boa noite,

    acabei de ler agora este texto e não sabe o bem que me vai fazer.

    Sei que sou alergico aos acaros(pó de casa) e ao polen desde os meus 12/13 anos(tenho 32), mas nos ultimos 13/14 anos tenho vindo a sofrer de mais com isto.

    Infelizmente nunca pensei que fosse por causa da alergia estes sintomas que andava sentido a este tempo todo.

    Até que hoje fui recolher umas analises e a médica que mandou eu fazer colocou lá para ver alergias.

    E qual é o meu espanto que o EgA vem 2322 quando os valores recomendados são < de 91.

    vou começar já a tratar de fazer isso no meu quarto. E se possivel em toda a minha habitação!!!

    não tem mais dicas como esta não que me possam ajudar?

    Beijinhos e agradecido pela informação,
    Rui Lima
    http://ruilima.50webs.com/index1.html
    http://www.myspace.com/rfopl (para ouvir com o som muito baixinho, como se um som de fundo se tratasse, enquanto faz outras coisas)

    ResponderExcluir
  2. me enganei quando disse EgA era para escrever IgE :)

    ResponderExcluir